Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de abril de 2013

Primeira Guerra Mundial


A Primeira Guerra Mundial (1914-1918)
Antecedentes:
No início do século XX, as nações europeias e os EUA continuavam com o processo de imperialismo e disputavam acirradamente os territórios, criando condições para as rivalidades se tornarem uma guerra de grandes proporções.
As décadas de disputas imperialistas na Europa resultaram em rivalidades e alianças que, a qualquer momento, produziriam um conflito bélico, bastando apenas um estopim, um motivo que deflagrasse o conflito.

O início da Grande Guerra
O estopim deste conflito foi o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do império austro-húngaro, durante sua visita a Saravejo (Bósnia-Herzegovina). As investigações levaram ao criminoso, um jovem integrante de um grupo Sérvio chamado mão-negra, contrário a influência da Áustria-Hungria na região dos Balcãs. O império austro-húngaro não aceitou as medidas tomadas pela Sérvia com relação ao crime e, no dia 28 de julho de 1914, declarou guerra à Servia.
Política de Alianças
Os países europeus começaram a fazer alianças políticas e militares desde o final do século XIX. Durante o conflito mundial estas alianças permaneceram. De um lado havia a Tríplice Aliança formada em 1882 por Itália, Império Austro-Húngaro e Alemanha ( a Itália passou para a outra aliança em 1915). Do outro lado a Tríplice Entente, formada em 1907, com a participação de França, Rússia e Inglaterra.
Fases da guerra:
1ª fase - Guerra de Movimentos: fase marcada pelo avanço dos exércitos. A preocupação era atacar e organizar contraofensivas.
2ª fase – Guerra de Trincheiras: fase mais traumática da guerra, onde os exércitos procuravam se defender em valas cavadas no solo, causando uma guerra de nervos entre os soldados de ambos os lados.
fase – Nova Guerra de Movimentos: marcada pela entrada dos EUA na guerra, contribuindo de forma decisiva para a derrota da Alemanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário