Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Guerra Fria

Trabalho – 9º ano – Nesfa
Tema: Guerra Fria e seus desdobramentos
1º Grupo: apresentação em 03/07/12

Guerra Fria
O grupo deverá montar uma apresentação de slides ou vídeo sobre o tema contendo:
·         Conceito de Guerra Fria
·         Reconstrução da Europa e formação dos dois blocos (Plano Marshall, Comecon, Otan e Pacto de Varsóvia)
·         A divisão da Alemanha
·         A construção do Muro de Berlim
·         A coexistência pacífica e o macarthismo

2º Grupo: apresentação em 05/07/12

Revoluções Socialistas
O grupo deverá montar uma apresentação de slides ou vídeo sobre o tema, contendo:
·         Revolução Chinesa (antecedentes da revolução, processo revolucionário, quem foi MAO TSÉ-TUNG,  Revolução Cultural, situação atual)
·         Revolução Cubana (antecedentes da Revolução, principais mudanças no país, quem foi Fidel Castro e Che Guevara, situação atual)

3º Grupo: apresentação em 06/07/12

Transformações Culturais no pós-Segunda Guerra

O grupo deverá montar uma apresentação de slides ou vídeo sobre o tema, contendo:
·         Movimento Feminista (principais reivindicações das mulheres)
·         Desigualdade racial e a luta de Martin Luther King
·         Movimento Hippie (características e o que pretendiam)
·         Contracultura ( o que foi, principais artistas, exemplos musicais)

domingo, 10 de junho de 2012

Primeira Guerra Mundial

Responda as questões abaixo, deixando um comentário nessa postagem.
Mas atenção!!! Não se esqueça de colocar seu nome, ano e turma em seu comentário. Valerão as postagens realizadas até dia 22 de junho de 2012.

Observe os mapas ao lado. Eles mostram a Europa antes da Primeira Guerra Mundial e após 1917, com os tratados do pós-guerra.

Questão 1: Quais as principais mudanças geopolíticas que você percebeu nessa comparação? Que países desapareceram e quais surgiram?

Questão 2: Além do Tratado de Versalhes, cite outro tratado do pós-guerra e sua principal determinação.


Questão 3:
Você fará agora uma atividade lúdica. Acesse o link abaixo e participe do jogo que é ambientado na Primeira Guerra Mundial. Após realizar o jogo, responda as questões:
- Com o conhecimento adquirido até agora, você considera que o jogo possui uma boa interpretação ou visão da Primeira Guerra Mundial?
- O que você apontaria para melhorar o jogo?
- Você considera que existe aprendizagem em um jogo dessa natureza? De que forma?

Link do jogo: http://acao.jogosloucos.com.br/jogos-de-primeira-guerra-mundial.html

BOM  TRABALHO!!!

terça-feira, 5 de junho de 2012

O ciclo do ouro no Brasil

Veja a apresentação de slides sobre o ciclo do ouro no Brasil através do link:

Responda as seguintes questões deixando seu comentário nessa postagem!!!
Mas atenção!!! Você deverá colocar no comentário seu nome completo e o ano e turma na qual estuda.
Valerão somente os comentários postados até dia 18 de junho.

Questão 1:
Assunto: Economia mineradora

Ano
Total (Kg)
Ano
Total (Kg)
1700-1710
29400
1750-1759
141880
1711-1720
65000
1760-1769
101290
1721-1729
80500
1770-1779
84485
1730-1739
115670
1780-1789
55975
1740-1749
144795
1790-1799
44545


(Fonte Virgílio Noya Pinto. O ouro brasileiro e o comércio anglo português. São Paulo, Nacional, 1979, p.114.)

A tabela acima refere-se à produção de ouro na sociedade mineradora do século XVIII.
A partir das informações contidas na tabela e da realidade da sociedade mineradora, o que podemos concluir em relação ao período maior e menor produção de ouro no Brasil?

Questão 2:
Assunto: Brasil Colônia

O ouro brasileiro que foi parar na Europa, em pagamento dos artigos importados legalmente ou contrabandeados, causou profundas repercussões na economia internacional.
Construa uma sentença historicamente correta utilizando todos os termos contidos no retângulo abaixo:

Inglaterra
ouro das Gerais
Revolução Industrial

Questão 3:
Assunto: Brasil Colônia

Além do ouro, o diamante foi outra riqueza bastante explorada no Brasil Colonial. A partir de 1739, a Coroa instituiu o sistema de contrato, entregando a exploração a um contratador. O mais famoso  contratador foi João Fernandes de Oliveira, que se envolveu com Chica da Silva, uma negra que conquistou sua liberdade e tornou-se poderosa no Arraial do Tijuco.

Jorge Benjor, cantor e compositor brasileiro, cantou em homenagem a esta mulher negra, ex-escrava, que se destacou em uma sociedade de valores “brancos”.

Chica da
Chica da
Chica da Silva
A negra.

Chica da Silva, a negra,
A negra,
De escrava a amante, mulher
Mulher,
Do fidalgo tratador João Fernandes.

A Imperatriz de Tijuco
A dona de Diamantina
Morava com sua corte
Cercada de belas mucamas
Num castelo na Chácara da Palha

De arquitetura sólida
E requintada
Onde tinha até
Um lago artificial
E uma luxuosa galera
Que seu amor João Fernandes, o contratador
Mandou fazer só para ela.
Muito rica e invejada,
Temida e odiada,
Pois, com suas perucas,
Cada uma de uma cor,
Jóias, roupas exóticas,
Das Índias, Lisboa e Paris,
A negra era obrigada
A ser recebida
Como uma grande senhora,
Da Corte do Rei Luís.

Chica da
Chica da
Chica da
Chica da Silva
A negra,
A negra.

Observe que a sociedade mineradora era um pouco mais flexível. O exemplo de Chica da Silva nos mostra esta realidade, uma vez que esta mulher negra, ex-escrava, conseguiu realmente ascender socialmente.

a)       RETIRE do texto uma frase ou característica que mostra que na sociedade mineradora havia mobilidade social.
b)       RESPONDA e JUSTIFIQUE: a possibilidade de mobilidade social que se observava na sociedade mineradora também ocorria na sociedade açucareira?

BOM TRABALHO!!!