Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Trabalho Independência dos EUA 8º ano 1, 2, 3, 4, 5

Orientações para a Conclusão do trabalho sobre a Independência dos EUA

Os Estados Unidos ainda se posicionam diante das demais nações do mundo como defensores da democracia. Refletindo sobre as interferências militares dos americanos (como no Iraque) e nos grandes problemas sociais (discriminação racial, desemprego, violência), podemos questionar a existência dessa democracia na prática.



  • Produza um texto refletindo sobre a democracia americana. Use argumentos do passado e do presente, considerando sua experiência como espectador e agente da história de seu tempo.

Sugestão para começar o texto:


Os Estados Unidos se consideram o país que mais preza a democracia e as liberdades individuais. No Monte Rushmore estão os bustos gigantescos de quatro presidentes americanos - Washington, Jefferson, Rossevelt e Lincoln, onde repousa o ideal de uma nação livre, progressista e democrática.


Porém, alguma vezes podemos observar que nem sempre eles seguem os preceitos da democracia e da liberdade, como aconteceu...


(Para continuar o texto, aborde um dos temas a seguir: exclusão dos negros, existência da Ku Klux Klan, Guerra do Iraque, tentativa de ocupação de Cuba, Guerra do Golfo, Guerra do Vietnã, etc. Se quiser, você pode abordar temas positivos ligados aos EUA, como: liberdade de imprensa, desenvolvimento da ciência, sucesso na economia global, criatividade na indústria do entretenimento, etc.).